Envie um Whatsapp para (17) 992-566-493 ou (17) 996-299-739

Saiba tudo sobre franquias e invista em um dos modelos de negócio mais valiosos para novos empreendedores!

Num país com um mercado tão limitado, muitas vezes é mais vantajoso investir em algo que já existe do que se arriscar a montar um novo empreendimento.  

Por isso, um dos métodos mais rentáveis e seguros para o sucesso dos pequenos e médios empreendedores tem sido o investimento em franquias. 

As franquias são muito procuradas por serem um modelo que reproduz, em um novo negócio, marcas já testadas e consolidadas no mercado, diminuindo os riscos de se começar um empreendimento do zero. 

Nesse processo, o empreendedor conta com todo o suporte e a expertise da empresa dona da marca, que orienta e ajuda nas diversas etapas do seu negócio.  

A franquia é um dos investimentos mais rentáveis para pequenos e médios empreendedores

Porta de uma franquia rentável

A franquia nada mais é do que um modelo de negócio no qual uma empresa concede o direito de uso de sua marca para outra empresa

Nesse modelo, a empresa Franqueadora dá para a empresa Franqueada o direito de copiar todo o seu modo de operação, ditando regras e oportunidades para o sucesso do novo negócio.  

Por ser a cópia de um negócio que já possui sucesso, a franquia oferece uma segurança de retorno infinitas vezes maior do que qualquer outro empreendimento.  

Por isso, investir em franquias é um dos melhores caminhos para o sucesso dos pequenos e médios empreendedores! 

Apesar de novo no Brasil, o franchise é bem antigo!

Franquia fast food do século passado em funcionamento

Esse modelo de negócio surgiu nos Estados Unidos por volta de 1850, com o nome de Franchise!  

Segundo o dicionário Michaelis, esse nome significa concessão dada a alguém por uma companhia para comercializar seus produtos ou serviços

Aqui no Brasil, a expressão franchising só ganhou força a partir de 1980, quando houve um boom na criação de franquias nas principais cidades do país. 

Hoje em dia, o termo franchising é utilizado para designar não só a concessão do direito de uso da marca, mas todo o conjunto de estratégias do negócio, abarcando as técnicas de distribuição e comercialização da marca. 

Afinal, quem é a franqueadora e quem é a franqueada? 

O primeiro passo para conhecer bem o franchising é entender melhor sobre as empresas que fazem parte desse processo: a franqueadora e a franqueada

O que é uma franqueadora? 

franqueadora é uma média ou grande empresa que coloca o direito de uso de seus produtos ou serviços à disposição do franqueado.  

A franqueadora deve permitir que o franqueado explore a sua marca de maneira exclusiva, de acordo com as suas técnicas comerciais e seus modelos de produção. 

Conheça melhor quem é a franqueadora

O que é uma franqueada? 

franqueado, por sua vez, é o empreendedor (pessoa física ou jurídica) que deseja investir na rede de franquias criada por uma empresa. 

Para isso, ele deve pagar determinado valor pelo uso da marca ou patente, bem como pela transferência do conhecimento dos segredos do negócio franqueado. 

Leia mais sobre o que é uma empresa franqueada

Antes de investir em franquias, é preciso saber algumas coisas!

Para que um sistema de franquias seja bem estabelecido, a franqueadora e a franqueada precisam seguir algumas regras básicas para não terem nenhum problema com a Justiça.  

A Lei de Franquias e o contrato de franchising dispõem alguns direitos e obrigações que as franqueadoras e as franqueadas devem respeitar para não caírem em ciladas jurídicas.

Isso porque o franchising depende do cumprimento de requisitos mínimos para que haja uma boa relação entre as duas empresas (franqueadora e franqueada).   

Não conhece esses direitos e obrigações? Nós vamos explicar melhor!  

Todo contrato determina um misto de direitos e obrigações para as partes que o assinam – e o contrato de franquias não é diferente disso!  

Tendo como base a Lei de Franquias, o contrato dispõe tudo que a franqueadora e a franqueada podem ou não podem fazer durante o franchising. 

Por isso, tudo que está nele deve ser seguido à risca, evitando futuros mal-entendidos ou problemas com a Justiça.    

Saiba o que uma franqueadora deve fazer para não ter problemas com suas franquias

A primeira obrigação a qual a Franqueadora se vincula é a de enviar a Circular de Oferta de Franquia (COF) no prazo de 10 dias antes da assinatura do pré-contrato. 

Conhece o COF? Ela é essencial para o contrato de franquias! 

A COF nada mais é do que um documento no qual a franqueadora descreve todas as condições jurídicas e econômicas da sua marca. 
Ele é essencial para que as franqueadas entendam a realidade do negócio e as vantagens de firmar um contrato de franquia com a franqueadora. 
Sem ele, o investidor daria um verdadeiro tiro no escuro ao assinar um contrato de franchising, sem saber as reais condições e possíveis consequências do franqueamento.

Entenda melhor sobre a Circular de Oferta de Franquias (COF)

Após esse primeiro momento, ao assinar o contrato de franchising, a franqueadora deve se comprometer a fornecer toda a assistência e o suporte técnico necessários para que a franqueada preste um serviço de total qualidade.  

Para isso, ela deve estabelecer normas, processos e padrões prévios, que permitam a atuação da franquia conforme os parâmetros de reprodução da marca.  

Além disso, a franqueadora deve supervisionar constantemente a rede de franquias, a fim de que os padrões de qualidade sejam mantidos.  

Observação! A franqueadora deve supervisionar a rede de franquias, mas não pode interferir no regime de contratações de funcionários da franqueada. 

A empresa deve, também, fazer com que o recrutamento e a seleção de novos franqueados se deem de acordo com critérios previamente estabelecidos, jogando limpo com todas as suas franquias.  

A empresa franqueada também deve seguir regras para evitar problemas

Uma franquia que respeita suas Obrigações

A franqueada, por sua vez, deve respeitar ao máximo a marca da franqueadora, comprometendo-se a manter a qualidade do produto e do serviço franqueado. 

Para isso, ela deve respeitar integralmente os direitos autorais da franqueadora, além de manter em absoluto sigilo todas as suas informações produtivas e comerciais.  

A empresa deve enviar à franqueadora não só os valores pactuados no contrato, como também todos os relatórios de gestão da unidade. 

Além disso, todas as taxas e despesas acordadas no contrato de franquias devem ser pagas pontualmente à empresa franqueadora, a fim de evitar conflitos e problemas jurídicos.  

A franqueada também deve respeitar integralmente as cláusulas da COF, evitando que a marca se envolva em dificuldades econômicas ou em problemas com a Justiça.  

Por fim, na celebração do contrato, é muito comum que a franqueada se comprometa a não competir com a marca da franqueadora, o que é uma recomendação relevante. 

A principal função da franqueadora é lucrar a partir da reprodução do modelo de produção e comercialização de uma marca já estabelecida. 

Dessa forma, ela deve respeitar ao máximo as condições da marca com a qual ela firmou um contrato de franquia, visando que ele seja vantajoso para as duas partes.  

As 5 franquias que mais crescem no Brasil 

Gráfico das franquias que mais crescem no Brasil

Apesar de serem exigidas muitas obrigações, o contrato de franquias ainda é muito vantajoso para as franqueadoras e as franqueadas.  

Prova disso é que, hoje, o mercado de franquias é um dos que mais cresce no Brasil! 

Isso ocorre porque, querendo ou não, apesar das inúmeras dificuldades jurídicas, a franquia é uma oportunidade de rentabilidade certa e segura para os pequenos empresários.  

Dessa maneira, investir em franquias é uma grande chance para o sucesso! 

Para você se inspirar, fizemos uma lista das 5 franquias que mais crescem no país

1.O Boticário 

2.AM PM Mini Market 

3.McDonald’s 

4.Cacau Show 

5.Subway 

Leia também 3 dicas essenciais para o sucesso de uma franquia!

Você sabia que São José do Rio Preto é a cidade em que têm surgido mais franquias no país?

Se no Brasil um dos mercados que mais cresce é o de franquias, em São José do Rio Preto, sem dúvidas, esse é o mercado que mais cresce

A cidade de São José Do Rio Preto com muitas franquias

Em Rio Preto, as chances de faturar com franquias são altas e as possibilidades de sucesso maiores ainda. 

Isso porque muitas empresas estão se franqueando na cidade e as previsões são de que esse número aumente ainda mais nos próximos anos. 

Veja aqui a lista das 5 franquias que mais crescem na cidade e inspire-se! 

1.Seguralta 

2.Prepara Concursos 

3.Microlins 

4.Chiquinho Sorvetes 

5.Igui Piscinas 

Quero franquear o meu negócio! O que posso fazer? 

Apesar do investimento em franquias possibilitar muitas oportunidades de rentabilidade e sucesso, é preciso que sejam tomados alguns cuidados na hora do franqueamento. 

Como falado, é necessário prestar atenção nos direitos e obrigações da franqueadora e da franqueada, além de ficar de olho em cada detalhe da Lei de Franquias. 

Para evitar dores de cabeça, é aconselhável que as empresas sejam assessoradas por uma equipe de advogados no processo de formação e no cotidiano do franchising.  

A assessoria jurídica pode ajudar tanto a prevenir conflitos entre franqueadoras e franquias, como diminuir as burocracias da vida empresarial das empresas. 

O ideal é que a assessoria seja feita por advogados que tenham experiência e que sejam de total confiança das empresas, garantindo segurança e um bom relacionamento à franquia.  

Ficou com alguma dúvida? Fale com a equipe do Lourenção & Monteiro Advogados!