Envie um Whatsapp para (17) 992-566-493 ou (17) 996-299-739

Entenda melhor sobre o que é necessário para ser a franqueada de sucesso de uma marca 

Por ser um modelo de negócio seguro e rentável, investir em franquias tem sido um dos empreendimentos preferidos dos pequenos e médios empresários do Brasil. 

Isso porque o franqueamento se desenvolve a partir da reprodução dos modos de operação de uma marca já testada e reconhecida no mercado.  

Dessa maneira, investir em uma rede de franquias acaba por ser um método seguro para expandir os seus lucros, evitando maiores riscos de prejuízos jurídicos e econômicos. 

Pensando nisso, a equipe do Lourenção e Monteiro Advogados listou tudo que você precisa saber para investir em uma rede de franquias. 

Quem é a franqueada? 

Franqueada de sucesso em São José Do Rio Rio Preto

O franqueado nada mais é do que o empreendedor (pessoa física ou jurídica) que deseja investir na rede de franquias criada por uma empresa de sucesso.  

Para isso, ele deve pagar determinado valor pelo uso da marca ou patente, bem como pela transferência do conhecimento dos segredos do negócio franqueado. 

Além disso, a franqueada precisa estar atenta a todos os Direitos e Obrigações previstos no Contrato de franquias e na Lei do Franchising, buscando não ter problemas com a utilização da marca

Conheça, também, quem são as franqueadoras.

O que é preciso para ser uma boa franqueada? 

Ser franqueada de uma marca de sucesso é um negócio que apresenta bons retornos financeiros para os empreendedores.  

No entanto, para que essa seja uma empreitada de sucesso é preciso que se esteja atento aos detalhes e aos cuidados necessários para o bom desenvolvimento do franchising. 

Sendo assim, para evitar que a abertura de uma franquia cause dores de cabeça ao empreendedor, é preciso estar de olho em algumas necessidades importantes desse tipo de negócio. 

1. Reproduzir o modelo de operação de uma marca já testada no mercado 

Sem sombra de dúvidas, a maior necessidade de uma franqueada é estar apta a reproduzir os modos de produção e operação da empresa franqueadora. 

Por esse motivo, é de suma importância que, antes de se firmar o Contrato de Franquias, a futura franqueada analise bem a COF, um documento que explica todas as necessidades para o franchise daquela marca.

Leia mais sobre a Circular de Oferta de Franquias, a COF.

Firmado o contrato, aexata reprodução dos modelos de operação é fundamental para manter os padrões e a qualidade dos serviços da franqueadora. 

Isso porque o franchising tem como base as boas práticas e os métodos de sucesso já testados no mercado. 

Dessa maneira, qualquer desvio não autorizado no modo de operação pode implicar em prejuízos ao nome da marca, prejudicando não só uma franquia, mas toda a rede de franchising.  

2. Estar atenta ao contrato de franquias 

Além de reproduzir os métodos de operação da franqueadora, é muito importante que a franqueada esteja 100% atenta ao Contrato de Franquias. 

Baseado na Lei de Franquias, o Contrato de Franchising possui um grande número de cláusulas e detalhes, que devem ser inteiramente respeitados pela franqueada. 

Há uma preocupação muito grande da franqueadora com os serviços oferecidos pelas empresas que utilizam a sua marca, já que qualquer falha pode prejudicar o negócio no mercado.  

Por esse motivo, a franqueadora está sempre de olho na operação das franqueadas, que precisam seguir à risca tudo que foi acordado no Contrato.  

Qualquer erro no cumprimento das cláusulas do Contrato de Franquias pode provocar grandes prejuízos à franqueada, ensejando tanto pedidos de indenização como o fim da autorização dos direitos de uso da marca. 

3.Ter uma assessoria empresarial e jurídica constantes na franqueada

Franqueada de sucesso faturando alto

Estar de olho a todos os detalhes do Contrato de Franquias e da Lei do franchising pode não ser tarefa fácil para os empreendedores. 

Por isso, é muito importante que as franqueadas sejam assessoradas constantemente por advogados especializados e por contadores, evitando riscos jurídicos e financeiros. 

O melhor caminho para isso é que sejam encontrados profissionais de confiança que estejam presentes do dia-a-dia do franchising.  

Isso fará com que fiquem atentos a cada detalhe do modelo de operação do negócio, aumentando a segurança econômica e jurídica da franqueada

Quais são as vantagens de ser uma franqueada? 

O franqueamento tem sido uma das principais formas de investimento rentável e seguro para pequenos e médios empreendedores.  

Isso é facilmente explicado pelos benefícios que esse modelo de negócio oferece, amplamente vantajosos para a franquia. 

Para evidenciar isso, a equipe do Lourenção e Monteiro Advogados listou algumas das principais vantagens em ser uma franqueada no Brasil. 

Modelo de operação da franqueada é pré moldado

Uma das maiores vantagens de ser uma franqueada é o fato de ser um modelo de negócio que apenas reproduz os modos de operação de uma empresa já testada e reconhecida no mercado.  

Assim, são evitados custos desnecessários com testagens de produto e de mercado, diminuindo riscos econômicos e aumentando as possibilidades de sucesso. 

A única necessidade da franqueada é saber gerir tudo o que é requisitado no Contrato e na Lei de Franquias, estando de olho em cada detalhe, como falado anteriormente. 

Independência em relação à franqueadora 

Muitos empreendedores acreditam que, ao adquirem uma franquia, não terão nenhuma liberdade na gerência do negócio.  

No entanto, isso não passa de uma falácia! 

Por óbvio, a franqueada deve estar totalmente preocupada em reproduzir os modelos de operação da franqueadora, já que essa é a essência do franchising.  

Ao mesmo tempo, ela possui uma série de direitos para gerir a sua franquia de forma autônoma, racionalizando a interferência da franqueadora em seus serviços. 

Um grande exemplo disso é a possibilidade de seleção e contratação de funcionários de acordo com os interesses da franqueada, que é feito de modo 100% livre. 

Alta rentabilidade 

Faturamento de Franqueada em São São José Do Rio Preto

Outra grande vantagem de ser uma franqueada é a grande rentabilidade desse tipo de negócio.  

Isso ocorre porque, normalmente, as franqueadoras já são negócios bem sucedidos reconhecidos pelo mercado e com um público alvo consistente, cabendo à franqueada colher os frutos do sucesso da marca.  

A desvantagem disso é que quanto maior o sucesso de uma marca, maior costuma ser o preço para ser uma franqueada.  

No entanto, tendo em vista os lucros e a segurança desse modelo de negócio, é um investimento com retorno financeiro certo e, normalmente, rápido.    

Quer ser uma franqueada? 

Muitos empreendedores não sabem como fazer para abrir a franquia de uma marca.  

Pensando nisso, a equipe do Lourenção e Monteiro Advogados encontrou uma lista completa das franquias no Brasil, publicada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).  

Nessa lista, é possível encontrar diversas alternativas para você que sonha em ser a franquia de uma marca de sucesso. 

Além disso, é muito importante que o empreendedor que deseja abrir uma franqueada esteja totalmente assessorado juridicamente e economicamente, evitando prejuízos desnecessários. 

Dessa maneira, é fundamental o acompanhamento de um advogado especializado de confiança e de um administrador de empresas com certa experiência.  

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a equipe do Lourenção & Monteiro Advogados! Estamos à disposição para sanar todos os seus questionamentos.